terça-feira, 29 de abril de 2014

Redes de Computadores participa de 1ª Aula de Campo


 
A EEEP Guiomar Belchior Aguiar realizou no dia 29 de abril uma aula de campo no centro histórico da cidade de Cariré, como parte do conteúdo programático da disciplina de Geografia. 

A referida aula foi planejada e organizada pelo professor de Geografia Henrique Diovanni F. Souza e pela geógrafa e professora de Multimeios Maria Auxiliadora de Medeiros, que foi nossa guia durante o passeio. 

Contamos com a presença do Diretor da referida unidade de ensino - Francisco Antônio Freire de Sales e todos os alunos do curso de Redes de Computadores e como convidados, o professor de História Paulo Otávio de Paula Coelho e mais seis alunos do curso de Aquicultura, totalizando assim, 55 pessoas em campo.
O ponto de partida da aula foi a Praça Elísio Aguiar, de lá nos deslocamos para a casa do Sr. Eriberto de Sá Ponte, construída em 1926, pertencendo inicialmente ao Cel. Quirino Rodrigues.

Residência do Sr. Eriberto de Sá Ponte
Seu Eriberto era um comerciante de sucesso, que ingressou depois na política, tendo sido eleito três vezes como prefeito de Cariré. Lá fomos gentilmente recebidos por seu filho Reginaldo Ponte, que além de nos permitir conhecer a residência, nos contou muitos fatos históricos, bem como enfatizou a enorme importância da dedicação ao estudo para os nossos alunos, que escutaram tudo com bastante atenção e curiosidade.

Dentro da casa, encontramos vários objetos históricos e observando os cômodos, uma escada de alvenaria no banheiro nos chamou muito a atenção: ficamos sabendo que mesmo construída em 1926, quando a cidade não dispunha de água encanada, o prédio já possuía uma caixa d'água, trazendo para os moradores o conforto do banho de chuveiro e da água na torneira. A referida escada servia para que os serviçais, com canecos cheios de água, subissem por ela, até a caixa, a fim de abastecê-la. Estes canecos com água eram trazidos em lombo de jumento, provavelmente da Revença, dos Milome ou Guaratim.

Foram momentos de muita riqueza de informações e nós agradecemos imensamente a acolhida e a ajuda de Reginaldo Ponte, que dispendeu esforço, sem medi-lo e ainda se mostrou disponível para participar de outros momentos como este.

Professor Freire e alunos na "Casa Grande"
Vizinha a casa do Sr. Eriberto, fica a “Casa Grande”, onde residia o Cel. Elísio Aguiar, destacado nome na história de Cariré, esposo de Dona Guiomar Belchior Aguiar. Embora também não fique aberta sempre, tivemos o prazer de ser recebidos por dona Aparecida, que cuida da casa na ausência dos proprietários. Ela nos esperou literalmente de portas abertas, com muita simpatia e disposição, esclarecendo todas as dúvidas dos alunos. Tudo lá dentro nos remete a História... É como se viajássemos no tempo através daquele espaço. Somos muito gratos a ela, bem como também à sua neta Rayanne Glaydes, que fez a intervenção por nós, para que sua avó estivesse de prontidão naquela manhã.
Estação Ferroviária de Cariré
 Na sequencia, visitamos e explicamos sobre os aspectos históricos, geográficos e culturais dos seguintes pontos: Beco do Pecado, Salão Paroquial, Farmácia onde Seu Braga manipulava as porções, Estação, Viradouro, Açude Velho, Igrejinha, Prédio da Fábrica de descaroçar algodão, milho e arroz, onde também já funcionou a escola Menezes Pimentel e acolhe hoje o Museu Euclides Rufino.

Alunos no Museu Euclides Rufino
No museu, contamos com a recepção da dona Maria Socorro Evangelista Moraes, viúva do Sr. Euclides e presidente do Museu. Agradecemos a esta senhora tão acolhedora que pacientemente conduziu a visitação com conhecimento e maestria. A mesma aproveitou a nossa visita para divulgar a 12ª SEMANA DE MUSEUS, com o tema MUSEUS - COLEÇÕES CRIAM CONEXÕES. Estaremos lá com certeza!

Já com fome, nossos discentes foram conduzidos até a escola, seguindo no resto do dia, a rotina normal de aulas e de práticas de projetos, ficando apenas com a incumbência de voltarem em cada espaço visitado, com as pernas da memória, para produzirem o relatório.


Vídeo disponível em breve!

Colaboração: Professora Maria Auxiliadora de Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário