terça-feira, 15 de abril de 2014

Debate e Eleição para o Grêmio Estudantil 2014

A comissão eleitoral para o Grêmio Estudantil da EEEP Guiomar Belchior Aguiar organizou um debate entre as chapas que concorreram ao pleito de 2014. 

DEBATE

O evento aconteceu após o almoço no auditório da escola, tendo início com o pronunciamento dos presidentes de cada chapa expondo seus planos para a gestão.

Chapa 1: A Educação Começa Aqui
O segundo momento foi marcado por uma rodada de perguntas e respostas entre as chapas. Depois disso, os candidatos responderam a perguntas elaboradas pelos eleitores. Por fim, cada chapa fez suas considerações. 

Em geral, o debate foi marcado por propostas educacionais, sociais e esportivas, sobretudo por questionamentos quanto a uma boa gestão.

As chapas concorrentes são:

Chapa 2: Jovens Construindo um Futuro Melhor
Chapa 1: A Educação Começa Aqui
Presidente: Gabriel Soares de Moraes

Chapa 2: Jovens Construindo um Futuro Melhor
Presidente: Lindamara Furtado Mesquita

O período de campanha foi estipulado de acordo com as regras da campanha eleitoral. Diante do momento de escolha, é preciso que cada estudante analise as propostas apresentadas e faça uma escolha consciente.  

 VOTAÇÃO

A votação para escolha da nova chapa para o Grêmio Estudantil da EEEP Guiomar Belchior Aguiar foi realizada às 14h40min na Secretaria da instituição.
Uma comissão formada pelos presidentes das chapas e a coordenação foi montada para fiscalizar o pleito.

O anúncio dos eleitos para a gestão do Grêmio Estudantil será realizado dia 16 de abril às 12h00min, logo após a apuração dos votos. 

O GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio é uma entidade autônoma, criada e dirigida pelos alunos de uma mesma escola, e exerce relevante papel na implementação da gestão democrática no espaço escolar, competindo-lhe levar à frente as lutas dos estudantes pela melhoria da qualidade do ensino e zelar pela tomada de decisão coletiva. Sua atuação, entretanto, não deve restringir-se aos muros escolares, mas estar em consonância com as causas mais gerais da sociedade para que possa, de fato, contribuir para a formação de estudantes conscientes, críticos e capazes de lutar pelos direitos individuais e coletivos.

 É importante lembrar que a livre agremiação estudantil nos estabelecimentos de ensino públicos e privados está assegurada na Lei Federal N° 7.398/85 e na Lei Estadual N° 13.433/2004, sendo de competência exclusiva dos estudantes a definição das formas, dos critérios, dos estatutos e demais questões referentes à sua organização. Ao estabelecimento de ensino caberá assegurar espaços para a divulgação das atividades, bem como a livre circulação e expressão dos grêmios estudantis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário