Conhecer sua origem e o lugar no qual se vive é o primeiro passo para
consolidar o sentimento de pertinência do ser humano dentro de uma sociedade.
Através da geografia o homem consegue não somente olhar as paisagens do seu
cotidiano, mas também, observar, questionar e concluir sobre as relações entre
as paisagens e ele mesmo.
Com o objetivo de melhorar a visão dos alunos sobre suas paisagens e dar a
eles a possibilidade de análise a partir das suas próprias conclusões foi
desenvolvido na EEEP Guiomar Belchior Aguiar, no município de Cariré, no Ceará,
trabalho voltado para uma compreensão do espaço geográfico a partir da
elaboração de filmes documentários.
A construção de um
filme perpassa sempre por uma visão especial de quem o produz. Ao desenvolver esse projeto, a visão desse espaço é feita pelos próprios
alunos, moradores da região e trabalha com as diferentes visões que os
educandos realizam sobre o seu lugar (a sua cidade).
O roteiro, criado pelos próprios alunos do 1º ano do Ensino Médio da instituição,
traz em si as histórias de Cariré, através da pesquisa de campo e entrevista
com personalidades que abordam discussões sobre o conceito de lugar e a
transformação do espaço em que vivem.
O ensino da Geografia, quando feito de forma prática e considerando os
espaços vividos pelos próprios alunos tende a se desenvolver de forma mais
espontânea e criativa, tornando esses educandos atores ativos no processo de
construção do conhecimento, e dando aos alunos plenas condições de ler de forma
crítica o espaço em que vivem.
Os vídeos foram apresentados durante uma palestra sobre Paisagem Modificada, realizada pelos próprios alunos com a supervisão do professor Henrique, no auditório da instituição no último dia 28 de março. O evento contou ainda com apresentações artísticas sobre a Teoria do Big Bang desenvolvidas pelos alunos do curso de Redes de Computadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário