segunda-feira, 31 de março de 2014

Turma de Aquicultura comemora aniversários do primeiro bimestre



Nesta segunda, 31 de março, os alunos do curso de Aquicultura, da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, juntamente com a professora Sandra, diretora da Turma, deram início às comemorações dos aniversariantes da turma.

Tendo claro que o dia do aniversário é uma data importante para todos e principalmente para os jovens, que adoram comemorar com os amigos. E por considerar que  as comemorações  de aniversários existem desde o Egito antigo, ou seja, a moda surgiu por volta de 3000 a.C. Sendo que, só no século IV que a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o Natal. Daí, ressurgiu o hábito de festejar aniversários e pouco a pouco foram surgindo as peças simbólicas: o bolo, as velinhas, o "Parabéns a Você”...

Na oportunidade foi realizado o aniversário dos alunos que completaram ano em janeiro, fevereiro e março.

A comemoração contou com a bonita homenagem da professora Sandra, onde cada aniversariante recebeu uma lembrança e um cartão seguido do abraço de todos os amigos, além de um lanche coletivo que contou com a participação do núcleo gestor e professores convidados.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Dia da Água é lembrado com evento na EEEP Guiomar Belchior Aguiar


Para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da água no planeta, a EEEP Guiomar Belchior Aguiar promoveu uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. As atividades incluem exposição, apresentações e palestras, resultados de trabalhos desenvolvidos por professores e estudantes em sala de aula.

As diversas atividades foram desenvolvidas com os alunos visando conscientizar a todos sobre a importância deste bem essencial para a vida dos seres humanos e os cuidados que devemos ter para a sua conservação.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA:

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água. O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”

A preocupação em relação à água surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. Desta forma, a ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

Alunos produzem documentários sobre paisagem e transformação do espaço



 Conhecer sua origem e o lugar no qual se vive é o primeiro passo para consolidar o sentimento de pertinência do ser humano dentro de uma sociedade. Através da geografia o homem consegue não somente olhar as paisagens do seu cotidiano, mas também, observar, questionar e concluir sobre as relações entre as paisagens e ele mesmo.

Com o objetivo de melhorar a visão dos alunos sobre suas paisagens e dar a eles a possibilidade de análise a partir das suas próprias conclusões foi desenvolvido na EEEP Guiomar Belchior Aguiar, no município de Cariré, no Ceará, trabalho voltado para uma compreensão do espaço geográfico a partir da elaboração de filmes documentários.

Esses documentários foram realizados pelos alunos com a orientação do professor de Geografia, Henrique Diovanni F. Souza. A ideia é criar nos educandos diferentes formas de se analisar as formas de “construção” desse espaço e quem sabe, futuramente criar um acervo multimídia para ser usado por professores, em aula; ou pelos próprios alunos para pesquisas. Ainda também aumentar a auto estima dos alunos que se sentem parte da realidade que se ensina.

A construção de um filme perpassa sempre por uma visão especial de quem o produz. Ao desenvolver esse projeto, a visão desse espaço é feita pelos próprios alunos, moradores da região e trabalha com as diferentes visões que os educandos realizam sobre o seu lugar (a sua cidade).

O roteiro, criado pelos próprios alunos do 1º ano do Ensino Médio da instituição, traz em si as histórias de Cariré, através da pesquisa de campo e entrevista com personalidades que abordam discussões sobre o conceito de lugar e a transformação do espaço em que vivem.

Uma característica que deve ser destacada nessa prática pedagógica se constitui no fato de que cada filme acaba por enfocar de forma mais acentuada uma determinada característica de Cariré, ou seja, são diferenciadas as formas como os alunos observam seu espaço/seu lugar.

O ensino da Geografia, quando feito de forma prática e considerando os espaços vividos pelos próprios alunos tende a se desenvolver de forma mais espontânea e criativa, tornando esses educandos atores ativos no processo de construção do conhecimento, e dando aos alunos plenas condições de ler de forma crítica o espaço em que vivem.

Os vídeos foram apresentados durante uma palestra sobre Paisagem Modificada, realizada pelos próprios alunos com a supervisão do professor Henrique, no auditório da instituição no último dia 28 de março. O evento contou ainda com apresentações artísticas sobre a Teoria do Big Bang desenvolvidas pelos alunos do curso de Redes de Computadores.